Corpo Eletrico



Negócios Inacabados

Coisas por fazer, assuntos mal-resolvidos, negócios em aberto são sérios vórtices de drenagem de energia, principalmente energia mental. Mesmo quando não estão sendo foco da sua atenção consciente, eles se mantêm num plano de fundo, nos preocupando e incomodando como um pequeno espinho que não conseguimos retirar do pé, que não dói o suficiente para que tenhamos que procurar um médico para que seja extraído, mas que nos chateia constantemente e não nos deixa relaxar ou nos concentrar de forma total no que estamos fazendo. 

Segundo Silvia Hartmann existem três maneiras de lidar com um negócio inacabado:

1 . Você pode decidir que ainda não está pronto a lidar com ele neste momento e resolve aguardar por uma hora mais propícia para resolvê-lo. Dessa maneira, ele deixa de ser um negócio pendente que lhe incomoda e passa a ser apenas um negócio, ou melhor, um negócio futuro, mas que sai do seu campo de preocupação atual.

2 . Você pode simplesmente decidir que não tem solução e deletá-lo. Você pode tirá-lo definitivamente da lista de coisas a serem resolvidas. Sim, é preciso aceitar que certas coisas não tem solução e seguir adiante. Lembre-se do velho ditado:”O que não tem remédio, remediado está.”

3. Finalmente, você pode resolvê-lo agora e passar adiante.

Qual das três posturas a serem tomadas dependerá da análise do problema em questão. O importante é que o negócio inacabado não ficará mais na sua área de atenção, rondando os seus pensamentos e incomodando como uma coceirinha chata que não te deixa, atuando no plano de fundo e causando ansiedade.

Resumindo:

Analisar

Assumir uma postura ou tomar uma atitude

Passar adiante

Este é um bom exercício de tomada de decisão, resolução e liberação. Também treinamos o desprendimento, pois quantas questões nós já sabemos insolúveis mas insistimos em manter no nosso foco de atenção, desprendendo energia essencial que seria melhor utilizada em questões que podem ser resolvidas imediatamente?

Um lembrete final: não use o item 1 para postergar coisas que TEM solução imediata!

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Claudia says:

    Como nada acontece por acaso…não recebia há tempo tópico deste site; no entanto hoje recebo este como que para mim em especial; estou com uma casa inacabada, e essa questão me tem tomado boa parte dos meus pensamentos.
    A questão que resolví terminá-la e assumir valores a pagar quanto a mão de obra que não disponho neste momento, mas negociei e pensei que em vez de me preocupar em não estar morando, vou terminar e depois terei uma outra situação, ou seja, vou trocar de assuntos para resolver, não sei se me fiz entender.
    Penso que estando morando na casa nova, será mais fácil resolver a questão financeira, correr atrás para buscar.
    Penso tbm que desde o início este projeto deu certo, então agora tbm dará, porque Deus está me auxiliando sempre.
    Mas realmente questões inacabadas nos roubam uma energia preciosa. E este assunto vindo para mim, me confirma a minha decisão.

    Muito obrigado pela sintonia…abraços!!!

    | Responder Publicado 6 years, 8 months ago
    • * Andrea Matta says:

      Ola Claudia,
      Que bom que a mensagem apareceu na hora certa. Sincronicidade!
      Boa sorte na sua empreitada.

      | Responder Publicado 6 years, 7 months ago


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: