Corpo Eletrico



PEQUENOS PRAZERES

Pequenos Prazeres

PORQUE É MELHOR DESFRUTAR DE VÁRIOS PEQUENOS PRAZERES DO QUE DE POUCOS GRANDES PRAZERES

Os mistérios psicológicos de bolos e massagens revelados

Na economia atual, todos nós podemos tirar vantagens de pequenos conselhos de como gastar nosso dinheiro de forma inteligente.

A ajuda vem na forma de um paper escrito por Dunn, Gilbert e Wilson, a ser lançado, gloriosamente intitulado de “Se O Dinheiro Não Te Faz Feliz, Então Provavelmente Você Não Está Gastando-o Direito”.

(…)

Duas massagens pelo preço de uma

Aqui está um estudo capaz de te deixar perplexo. Nelson & Meyvis (2008) tiveram os participantes massageados por 3 minutos. No entanto, um grupo teve uma pausa de 20 segundos no meio, enquanto outros tiveram uma massagem contínua. Quem gostou mais?

As pessoas predisseram que seria o grupo que tivesse a massagem contínua, mas elas estavam erradas.  As pessoas gostaram mais da massagem com a pausa porque a pausa as impediram de se tornarem aclimatadas à massagem.

O inimigo da felicidade é a adaptação. Infelizmente nós nos acostumamos com as coisas e elas nos dão menos prazer; após um período nós costumamos a não dar mais crédito a elas. Triste mais verdadeiro.

Mas se você faz continuamente pequenas coisas, diferentes coisas prazerosas, você terá um maior prazer geral e se sentirá mais feliz. Isso é, em parte, porque vários prazeres menores superam poucos prazeres maiores.

Duas vezes o preço, mas não duas vezes melhor

Pequenos prazeres também levam vantagem no fato de que comer duas porções de bolo de uma vez só não é duas vezes mais legal. É certamente melhor comer algum bolo do que bolo nenhum, mas não é duas vezes melhor comer o dobro de bolo.

Pense em duas pessoas presentes num evento esportivo, um concerto ou um show. Sim, é melhor para eles sentarem na frente do que sentar no final da fila, mas vale pagar o dobro do preço? Em termos de felicidade não vale. Você não irá aproveitar o evento duas vezes mais. É muito melhor conseguir ingressos mais baratos e poder ir a dois eventos.

Saboreie as pequenas coisas

Pessoas que são capazes de saborear as pequenas coisas da vida são mais felizes. Pessoas que são mais ricas tendem a não saborear tanto as pequenas coisas, em parte porque elas esperam mais da vida. Isso significa que eles não aproveitam tudo o que poderiam por serem ricos (eu sei, seu coração sangra!).

Mas nós sabemos melhor; então vá agora a um café, ou um passeio barato ao parque, ou compre os piores lugares no teatro. Será mais divertido em longo prazo.

TRADUZIDO DO ORIGINAL : http://www.spring.org.uk/2011/10/why-many-small-pleasures-beat-fewer-larger-ones.php by  Jeremy Dean

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: