Corpo Eletrico



O que você espera conseguir com suas reações ou A importância de ouvir não com educação

VOCÊ PODE PEDIR E EU POSSO DIZER NÃO

A partir de algo que acabou de acontecer, tive um insight de como as pessoas estão despreparadas para reagir às respostas dos outros.

Acabaram de me pedir um favor. Supostamente um favor, não sendo assunto de vida ou de morte, pode ser negado a depender das condições. Bem, eu não estava em condições de fazer o favor (não queria mesmo e estava ocupada) e neguei. Sabe qual foi a resposta? “Você é uma pessoa muito ruim”. Sério? O que será que essa pessoa esperava que acontecesse me dizendo isso? Com certeza esse tipo de reção poderia até surtir efeito com pessoas manipuláveis e que nutrem um enorme culpa, pois claro que ninguém quer ser considerado “ruim”. Esse tipo de reação é pura chantagem emocional.

Agora, se você, não estando numa situação vulnerável, se nega a fazer algo e esse se negar, além de estar no seu pleno direito, não será nada que irá prejudicar a pessoa, o que será que acontece quando a pessoa que quer um favor seu te ofende? Nada. Só abre um precedente para que você tenha menos vontade ainda de fazer favores futuros a essa pessoa.

Enfim, se fala muito na importância de saber dizer não, mas não se fala na importância de se saber ouvir não com educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: